Agricultura: PSD pede ajuda rápida para recuperação após os incêndios

23 de outubro de 2017
PSD

A recuperação da agricultura nos concelhos do interior predominantemente agrícolas e atingidos pelos incêndios depende de ajuda rápida. Estão destruídos os meios de subsistência de milhares de agricultores, de acordo com alerta emitido pelo Grupo Parlamentar do PSD.

"A dimensão da devastação exige que o Governo tome medidas excecionais de apoio aos produtores agrícolas com vista a recuperar o potencial agrícola e, principalmente, que encontre formas de incentivar a reconstrução das explorações agrícolas afetadas pelos incêndios rurais, minimizando o abandono rural", destaca o vice-presidente da bancada social-democrata Nuno Serra. "Para o PSD, é muito importante que o Governo intervenha de forma célere, disponibilizando financiamento excecional para todos os agricultores afetados, reduzindo um simultâneo a carga burocrática dos procedimentos administrativos associados", acrescenta. Importa pois, segundo refere, "manter todos os atuais investidores agrícolas nas áreas afetadas pelos incêndios florestais".

A pastagem para alimentação animal foi destruída, tendo a palha e o feno sido consumidos pelas chamas. Grande parte dos bens essenciais ao funcionamento das explorações (como cercas de retenção de animais, equipamentos de rega, palheiros, armazéns e as infraestruturas para a produção animal e vegetal) foram atingidos.

A perda das pastagens, a somar à seca, obriga a que a alimentação dos animais se faça agora manualmente, à base de palha, fenos e alimentos concentrados, o que se traduz num custo elevado para os agricultores. Como consequência, muitos agricultores estão já a vender os animais para abate, numa perspectiva de perdas mínimas.

O PSD lembra que é urgente reconstruir as restantes infraestruturas, como os sistemas de rega e de distribuição de água, os edifícios agrícolas, armazéns, palheiros, apiários, de forma a permitir o regresso da normalidade à produção.

Entre outras medidas apresentadas no projeto de resolução de 20 de outubro, o PSD sugere que seja disponibilizada, de forma célere e com efeitos imediatos, uma linha de crédito (a 0% de juros/spread) destinada a financiar a compra de alimentação e a recuperação do potencial produtivo em geral.