Açores: José Manuel Bolieiro defende mudança de governação

15 de junho de 2020
PSD

É preciso um governo que assuma a missão Açores e um compromisso com cada ilha”, afirmou esta sexta-feira José Manuel Bolieiro, numa iniciativa partidária para ouvir a sociedade açoriana. O líder do PSD/Açores defendeu ainda que é preciso uma mudança efetiva de governação nos Açores, que assente numa "numa estratégia política que potencie o valor de cada uma das ilhas”.

De acordo com o social-democrata, “não bastará uma alternância democrática, aliás muito importante, mas também de uma mudança efetiva de governação, uma verdadeira de alternativa". "O potencial da ilha tem, em alguns segmentos, uma escala mundial, que está a ser subvalorizada, limitando o seu desenvolvimento e o do grupo central, assim como o peso relativo que pode ter no desenvolvimento da região", assinalou.

José Manuel Bolieiro disse que, na Saúde, é preciso "habilitar a capacidade já instalada na ilha, no contexto de todo o arquipélago", estranhando o "recente desvio" de um equipamento destinado ao hospital local "sem qualquer explicação que justifique essa atitude da tutela", o que "é inaceitável".

Para o presidente do PSD/Açores, o futuro da região precisa "de uma governação com a capacidade de ouvir e de garantir independência às pessoas e às instituições”, uma vez que “não se pode continuar a ter uma governação manipuladora".

"A manipulação desmerece a democracia e a liberdade, das pessoas e das instituições, quando a estratégia é tão só ligada à aposta no dinheiro público, como solução para resolver os problemas e forma de perpetuação no poder", disse, para acrescentar que, "ao invés, o que é preciso é apostar na criação de riqueza e na libertação da economia e da iniciativa dos cidadãos".