46 anos: hoje, como sempre, o PSD está com os portugueses para vencer a atual crise

6 de maio de 2020

No dia em que o PSD celebra 46 anos, Rui Rio dirigiu uma mensagem em vídeo aos militantes. O Presidente começa por explicar que este ano as comemorações decorrem exclusivamente online devido à pandemia. Rui Rio diz que conta com todos os portugueses para ajudar a superar o atual momento, em que a pandemia projeta a capacidade de um partido que, historicamente, soube sempre estar à altura dos acontecimentos. “O PSD, ao longo destes 46 anos, foi um partido absolutamente fundamental em momentos críticos desta história recente de Portugal, está outra vez a ser um partido fundamental neste momento de combate à doença e terá de ser também um partido fundamental depois, no relançamento económico", defendeu.

Rui Rio sublinha que atravessamos a crise mais complexa das últimas décadas. “Em que papel? Naturalmente iremos ver, mas seguramente o PSD terá um papel para ajudar Portugal a sair desta situação muito difícil, talvez até mais difícil que outras situações que vivemos ao longo destes nossos 46 anos”, considerou.

Rui Rio aponta as vantagens de Portugal estar na União Europeia. “A opção que Portugal fez, com grande apoio e liderança do PSD, pela Europa está à prova como uma opção muito acertada. Se não estivéssemos integrados na Europa, estaríamos numa situação mais difícil. Com a ajuda europeia, nós vamos conseguir sair mais facilmente da crise”.

Na mensagem em vídeo, Rui Rio evoca a memória dos três homens que em 6 de maio de 1974 fundaram o Partido Popular Democrático: Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão e Joaquim Magalhães Mota.

E, para o ano, assinala Rui Rio, espera poder celebrar o aniversário “de forma diferente”, sem os constrangimentos atuais. “Espero, daqui por um ano, poder comemorar os 47 anos do PSD de uma forma diferente e, acima de tudo, não com a situação resolvida – porque não vamos entrar em demagogia, não a conseguiremos ter resolvida daqui a um ano – mas, pelo menos, bem encaminhada para a resolvermos o mais depressa possível”, afirmou.