Verba das multas dos passageiros sem testes à Covid deve ser canalizada para o SNS

24 de julho de 2020
Grupo Parlamentar

No debate do Estado da Nação, Ricardo Baptista Leite confrontou a Ministra da Saúde com uma “decisão incompreensível do Conselho de Ministros”. Segundo o Vice-Presidente da bancada do PSD, aos passageiros que vêm dos Estados Unidos, do Brasil e dos restantes PALOP, é exigido um teste negativo à Covid-19 feito nas 72 horas antes da viagem. Contudo, quando os passageiros viajam sem esse teste, a ANAC aplica uma multa à companhia aérea que transporta os passageiros. Posteriormente, esse dinheiro passa da ANAC para a VINCI, a empresa que gere os aeroportos. “Ou seja, o dinheiro que nós injetamos na empresa que foi nacionalizada passa para uma empresa privada que, só no ano passado, teve uma receita bruta de 50 mil milhões de dólares.”

No entender do PSD, essa verba deveria ser canalizada para o SNS e para a criação das 400 camas de cuidados intensivos que o Governo prometeu para o inverno e que continuam sem aparecer. “A forma como isto está montado, em vez de usarmos este dinheiro para as camas de cuidados intensivos dos nossos hospitais, vamos investir em camas de solário e iates de administradores da Vinci aeroportos, algures em Saint-Tropez ou no Mónaco”, contestou o deputado.

Ricardo Baptista Leite afirmou que essas verbas deveriam também ser canalizadas para a pré-aquisição de vacinas da covid-19, questionando o deputado o que está o governo a fazer para conseguir assegurar essas vacinas.