PSD questiona Governo sobre o desaproveitamento de recursos hospitalares no combate ao Covid-19

7 de abril de 2020
Grupo Parlamentar

O PSD questionou hoje o Governo sobre o desaproveitamento de recursos hospitalares no combate ao Covid-19.

Na origem da pergunta está o facto de “em Miranda do Corvo existir um hospital novo, construído por uma instituição de solidariedade social local, para de dotar as populações do Pinhal Interior de valências médicas e cirúrgicas, o qual dispõe de 55 camas, quatro ventiladores e equipamentos de TAC, RX e Ecografia, bem como de laboratório de análises, de dois blocos operatórios e área para serviço de urgência. Verdade é que, apesar de todo o País se estar a preparar para uma eventual – mas previsível – falta de camas para internar doentes com Covid-19, o referido hospital continua fechado há perto de um ano”.

O PSD quer saber:

  1. Tem o Governo conhecimento de que em Miranda do Corvo existe um hospital novo que dispõe, entre outros equipamentos, de 55 camas de internamento e de quatro ventiladores, o qual, apesar de disponibilizado ao SNS pela IPSS sua proprietária, permanece fechado e sem utilização no tratamento de doentes infetados por Covid-19?
  2. Como justifica o Governo a situação que se acabou de descrever, para mais num contexto em que os casos confirmados de doentes com Covid-19 se aproxima, só na região de saúde do centro, dos 1.800?
  3. Quando irá o Governo aproveitar a capacidade instalada do novo Hospital de Miranda do Corvo, servindo os doentes infetados por Covid-19 que possam beneficiar da sua utilização?