Covid-19: “os autarcas são o braço armado do governo e do país no combate a esta pandemia”

16 de abril de 2020
Grupo Parlamentar

André Coelho Lima assinalou as discordâncias do PSD relativamente a algumas das opções tomadas pelo Governo. Na apreciação do Relatório sobre a aplicação da declaração do estado de emergência, o Vice-Presidente do PSD afirmou que, apesar do executivo beneficiar de uma margem maior de compreensão em face do momento especial que vivemos, o debate deste relatório impõe que o os sociais-democratas assinalem os erros cometidos.

Em matérias de soberania, como a justiça e a segurança, Coelho Lima recordou que o PSD se opôs ao perdão generalizado de penas e consequente libertação de reclusos por meros critérios de natureza temporal. Segundo o deputado, o governo manteve nas prisões os reclusos que representam os grupos de risco: “saiu quem não precisava de sair, ficou quem precisava de sair.”

Também na ligação ao território, o executivo errou ao rejeitar a partilha de informação de âmbito concelhio com quem nos representa junto das populações. “Os autarcas não podem ser apenas objeto de gongóricos elogios parlamentares, têm de ser tratados como merecem, ou seja, como o braço armado do governo e do país no combate a esta pandemia.”

Depois de alertar para a falta de um plano de ação concreto, de âmbito nacional, por forma a prevenir o contágio nos lares de idosos, André Coelho Lima indicou as falha do Governo em matéria de economia, onde, no regime do lay-off, de simplificação em simplificação, “continua a resistir em reconhecer devidamente que os gerentes das micro e pequenas empresas são também trabalhadores, têm igualmente família e apresentam as mesas necessidades que os trabalhadores que gerem.”

“Ainda na economia, a dificuldade em fazer chegar às nossas empresas o anunciado objetivo de garantir acesso a liquidez. O agoniante retardar da chegada da liquidez às nossas empresas pode determinar o fim de muitas delas”, alertou o parlamentar.

André Coelho Lima deixou ainda a garantia de que o PSD está “atento e diligente”, não calando as suas convicções e colaborando ativamente na busca das melhores soluções.

 

https://www.youtube.com/watch?v=yTTBhZzVMjk