PSD propõe criação de uma Subcomissão Eventual de Acompanhamento da situação dos Lares de Terceira Idade

O Grupo Parlamentar do PSD entregou um requerimento para que seja criada uma Subcomissão Eventual de Acompanhamento da situação dos Lares de Terceira Idade no Parlamento.

No documento, o PSD considera que a crise sanitária da COVID-19 evidenciou que o Governo não tem dado a resposta devida à população mais idosa e frágil, nomeadamente aos residentes em lares. Tal como se lê no documento, “o Governo não deu qualquer resposta, como devia, mostrou insensibilidade e incompetência na ação e indiferença ao papel de fiscalização sobre a ação governativa. As perdas humanas, o alarme social e familiar, que lamentamos, podiam e deviam ter sido evitadas se o Estado tivesse cumprido a sua obrigação de defender os mais frágeis. Mas, para isso, seria preciso que o Governo tivesse programado e realizado uma ação eficaz e em tempo, em estreita articulação com o setor social”.

“Dramas como o do Lar de Reguengos de Monsaraz – e outros houve – são a prova acabada do que não devia ter acontecido. Não houve previsão e planeamento, não houve articulação adequada entre ministérios, não houve meios e a tragédia consumou-se”, lê-se.

Os social-democratas consideram que “o esforço e cuidado na salvaguarda da população que reside em lares tem de ser redobrada e exige um particular acompanhamento por parte da Assembleia da República. Os erros não se podem repetir. Têm de se tirar ilações do passado recente e agir sem demora para que não lamentemos mais perdas de vidas”.