![](/sites/default/files/2017-10/noticia1509380473.jpg)
Últimas notícias
![luis montenegro no debate do estado da nacao](/sites/default/files/styles/news_list_thumbnail_204x137/public/2024-07/lm_debate_estado_nacao.jpg?itok=ZWtYPSqa)
![luis montenegro conselho nacional psd](/sites/default/files/styles/news_list_thumbnail_204x137/public/2024-07/lm_cn_2024.jpg?itok=m2re2LtF)
![](/sites/default/files/styles/news_list_thumbnail_204x137/public/2024-07/53828652840_32e7fe78a6_k.jpg?itok=dbzvkC5W)
![pesar](/sites/default/files/styles/news_list_thumbnail_204x137/public/2022-07/pesar.jpg?itok=5czL2Gdv)
![luís montenegro no debate quinzenal](/sites/default/files/styles/news_list_thumbnail_204x137/public/2024-06/lm_debate.jpg?itok=OuXfQBrn)
Os deputados do PSD eleitos por Setúbal defendem que a Transtejo/Soflusa deve devolver o valor dos passes aos utentes no período em que estiveram impossibilitados de utilizar o transporte fluvial entre o Barreiro e Lisboa. Numa pergunta dirigida ao ministro do Ambiente, os deputados do PSD consideram que o serviço “foi pago, mas não foi prestado”.
“Esta decisão originou um cenário caótico entre os utentes, devido à supressão de várias carreiras em horas de ponta, originando mesmo alguns incidentes”, sublinham os deputados Bruno Vitorino, Maria das Mercês Borges, Maria Luís Albuquerque e Pedro do Ó Ramos.
No início de Setembro, a administração da empresa suprimiu três carreiras nas horas de ponta, na travessia Barreiro-Lisboa, por não existirem embarcações suficientes para cumprirem os horários programados. Entre os dias 09 e 13 de outubro, a empresa comunicou aos utentes que só iriam ser servidos por quatro embarcações, quando deveria disponibilizar pelo menos seis, de forma a respeitar o serviço mínimo.
A transportadora reconheceu incapacidade em assegurar o serviço, emitindo um comunicado a pedir aos passageiros que não viajassem em hora de ponta, entre as 08h00 e as 09h00, precisamente num dos momentos de maior procura, prejudicando a vida de milhares de utentes.
Perante a ausência de respostas por parte da transportadora, milhares de passageiros tiveram que recorrer a outros transportes públicos ou a viaturas particulares. Os deputados do PSD entendem que a restituição do dinheiro dos passes aos utentes corresponde a um ato de justiça, pois pagaram por um serviço que não foi assegurado.
A Soflusa recebeu entre os dias entre 09 e 12 de outubro cerca de 170 reclamações por causa das perturbações de serviço.