Trajeto entre Cuba e Beja: Supressão de comboios afeta população

30 de outubro de 2017

Foi tornado público que desde 23 de outubro de 2017 foram suprimidos comboios no trajeto de Cuba para Beja que afetaram sobretudo pessoas que se deslocam todos os dias para trabalhar e estudantes do Instituto Politécnico de Beja”, afirma o grupo parlamentar do PSD. Considerando que “o distrito de Beja tem entre um dos seus principais problemas a questão das acessibilidades”, os social-democratas entregaram, no Parlamento, um projeto de resolução que recomenda ao Governo que reponha todos os horários dos comboios entre Cuba e Beja.

Segundo alerta o PSD, foram suprimidos os horários das 8h35, 10h30 e 17h00, “precisamente aqueles que mais falta fazem às populações”. “Numa região já de si vítima da baixa densidade populacional e forte envelhecimento, com graves assimetrias regionais, com carências ao nível da mobilidade e alternativas de transporte, não se compreende a insensibilidade de uma medida que representa tanto para as populações e tão pouco em termos de distância entre localidades”, acrescentam.

Recomendações do PSD

• Que se reponham os horários dos comboios das 8h35, 10h30 e 17 horas entre Cuba e Beja.
  • Que se acautele o estado das carruagens que transportam os passageiros, sobretudo os cuidados de higiene externa e interna das carruagens”.