PSD pediu audição da ministra da Justiça no parlamento sobre Lei da Nacionalidade

31 de março de 2017
PSD

“Os atrasos significativos na integração dos processos de nacionalidade no serviço do Ministério da Justiça estão a criar problemas muito graves”

O PSD pediu a audição da ministra da Justiça no parlamento sobre o que diz ser "atrasos significativos" nos processos de atribuição de nacionalidade portuguesa e sobre a regulamentação da lei sobre netos de cidadãos nacionais.

Num requerimento entregue à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, os deputados do PSD pedem a audição de Francisca Van Dunem sobre os "atrasos nos registos dos assentos de nascimento na Conservatória do Registo Central".

José Cesário, deputado social-democrata, alertou esta semana, numa audição na comissão parlamentar, o ministro dos Negócios Estrangeiros sobre os "atrasos significativos na integração dos processos de nacionalidade no serviço do Ministério da Justiça", que "chegam a um ano" e "estão a criar problemas muito graves".

Estes atrasos, referiu, prejudicam os interesses de cidadãos portugueses ou de pessoas que têm direito à nacionalidade, em particular na emigração transatlântica.

Além disso, o PSD quer questionar a ministra da Justiça sobre a regulamentação da lei da nacionalidade, nomeadamente no que diz respeito aos netos dos cidadãos nacionais.

De recordar que, o anterior Governo aprovou, em 2015, uma nova Lei da Nacionalidade.