“Propostas para Programa de Reformas não representam alteração de estratégia”

6 de abril de 2016

O Líder parlamentar do PSD rejeitou hoje que a apresentação de propostas para o Programa Nacional de Reformas represente uma alteração da estratégia do partido, considerando que os sociais-democratas têm obrigação de contribuir para um documento nacional.

"Não mudámos de estratégia", assegurou o presidente da bancada do PSD, Luís Montenegro, em conferência de imprensa realizada no parlamento. Recusando a ideia que os sociais-democratas se demitiram de intervir na discussão do Orçamento do Estado para 2016, quando optaram por não apresentar qualquer proposta de alteração, Luís Montenegro considerou que no domínio do Programa Nacional de Reformas o PSD tem "obrigação como principal partido da oposição de dar um contributo para um documento que é um documento nacional que é apresentado aos órgãos da União Europeia e que vai servir de base às políticas públicas dos próximos anos".

"Nós estamos muito tranquilos e muito convictos da estratégia que seguimos até aqui e da que vamos seguir no futuro", vincou. A não apresentação de propostas de alteração do Orçamento do Estado, continuou, aconteceu porque, do ponto de vista do PSD, o documento não tinha "emenda possível" e não podia ser "perturbado por qualquer medida que avulsamente fosse aprovada sem o apoio do PS".

Luís Montenegro acrescentou que o Orçamento para 2016 “corresponde integralmente” àquela que foi a vontade do Governo. "Não nos demitimos de intervir na discussão do Orçamento", frisou.