Portugal está a perder competitividade

28 de janeiro de 2017
PSD

“É possível fazer muito mais do que foi feito até hoje”

Foi esta sexta-feira, na comemoração do Ano Novo Chinês na Póvoa de Varzim, que o líder do PSD considerou que Portugal está a “perder um bocadinho de competitividade”.

"Podemos em conjunto fazer muito mais do que foi feito até hoje. Não tenho dúvidas em afirmar que as autoridades portuguesas podem empenhar-se muito mais em fazer um melhor acompanhamento de todos aqueles que escolheram Portugal para viver, trabalhar e investir. É verdade que conseguimos fixar muito desse investimento, mas também é verdade que me parece que estamos a perder agora um bocadinho de competitividade", declarou.

Sobre o investimento chines, aquando exercia as funções de primeiro-ministro de Portugal, o Presidente do PSD assegurou que foi aquele a que esteve associado “a propostas com mais mérito e que acrescentavam mais valor às operações que estavam a ser desenvolvidas. Portanto só posso cumprimentar os investidores chineses por terem apresentado melhores propostas, com mais ambição e com mais qualidade do que os outros fizeram”.

Pedro Passos Coelho destacou também a importância da relação cultural e política:

"Na ordem global estamos a assistir a várias forças que se jogam no sentido de proteger mais as economias, de exacerbar mais alguns traços de nacionalismo que acabarão inevitavelmente para caminhos de maior fechamento das sociedades. Nós sabemos historicamente que esses processos de fechamento que começa por ser comercial, económico, acaba por ser um processo de fechamento social, cultural e político", defendeu, temendo que isto se traduza num "retrocesso".