Lacerda Machado é responsável pelo buraco financeiro da TAP

12 de junho de 2017

Luís Leite Ramos, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, reitera que o comportamento do primeiro-ministro na nomeação de Diogo Lacerda Machado para a administração da TAP é “censurável”.

O Dr. Diogo Lacerda Machado está intimamente ligado ao problema financeiro da TAP. Como administrador da Geocapital, foi responsável pelo buraco enorme da empresa de manutenção no Brasil [da Varig Engenharia e Manutenção]”, acusou o deputado.

O Dr. Lacerda Machado, enquanto administrador da Geocapital, é responsável pelo enorme rombo que deixou na TAP em meados da década passada. Nós lembramo-nos muito bem que, desse ponto de vista, o contributo do Dr. Diogo Lacerda Machado para a saúde financeira da TAP foi realmente fatal e ainda hoje coloca problemas enormes. Portanto, alguém que representa o Estado na reversão de um negócio e que negoceia com os privados, e que agora se sente com legitimidade para continuar a representar o interesse público num negócio com os contornos que nós continuamos a conhecer, não sei se isso significa, para o Dr. Diogo Lacerda Machado, um grande orgulho. Para nós, PSD, significa naturalmente uma pouca vergonha”, reforça.

A nomeação do Governo “é errada, põe em causa o interesse público e tem tudo menos de transparente”, sublinha Luís Leite Ramos.

O Governo passou vários meses a esconder que não estava em cima da mesa a escolha de Diogo Lacerda Machado para os corpos sociais da TAP. E agora, manter esta nomeação é “uma nódoa que vai ficar na administração”.

A relação entre o primeiro-ministro e o Diogo Lacerda Machado é “muito nebulosa”. Recorde-se que o advogado Lacerda Machado se apresentou, desde sempre, num registo informal, “o melhor amigo” de António Costa, como dizia o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro opta pelo silêncio e recusa-se a responder às acusações do PSD. Mas, para o PSD, António Costa deve dar explicações ao País.