Incêndios: PSD convoca comissão permanente do Parlamento

25 de julho de 2017

O PSD convocou um debate de urgência sobre a não publicação da lista de pessoas que perderam a vida nos incêndios de Pedrógão Grande e concelhos vizinhos. Em férias parlamentares a decorrer, o PSD decidiu convocar a comissão permanente da Assembleia da República.

Em causa está a recusa do Governo em revelar o que realmente aconteceu, sacudindo “a água do capote”. Já ontem, o PSD exigiu ao Governo para que divulgasse, em 24 horas, a lista oficial das pessoas que perderam a vida no incêndio de junho, pois “ninguém com bom senso pode admitir sequer que possa haver um número maior de mortes do que possa ser admitido pelo Governo”.

Hugo Soares apelidou a situação em que vivemos como “surreal”, pedindo ao Governo que “acabe com a especulação e devolva aos cidadãos a confiança nas instituições”.

O líder parlamentar do PSD considerou, ainda, que quando o primeiro-ministro atira a responsabilidade da contabilização dos mortos para as “autoridades”, tal é “uma grande demissão das responsabilidades políticas”, pois “o País não pode ter um chefe do Governo que se demite das suas obrigações e um Governo que se demite das suas obrigações. É ao Governo que cabe tutelar a Administração Pública”.

Para o PSD, a especulação em torno da lista “não traz confiança aos cidadãos”, ao mesmo tempo que representa “uma grande indignidade”. Tal como Hugo Soares declarou, “hoje não somos capazes de dizer com clareza quantas pessoas perderam a vida naquela tragédia e isso tem implicações graves no dia-a-dia das pessoas e na necessidade destas pessoas, que tiveram perdas humanas, poderem ser ressarcidas“.