Últimas notícias
“Tivemos, durante as últimas três semanas, um desfile sucessivo de ministros num território queimado, todos os dias mostrando-se à comunicação social, como se estivessem a resolver os problemas decorrentes do incêndio”, critica Teresa Morais. “Parece que, afinal, nenhum” problema, “está resolvido”, acrescenta, referindo-se ao facto de ainda não ter sido acionado, por parte do Governo, o pedido para recorrer ao fundo de solidariedade europeu, na sequência dos incêndios que afetaram, em junho, o País.
“É extraordinário que seja a própria comissária europeia [Corina Cretu] a vir dizer que este pedido não foi acionado pelo Governo português até agora”, afirma a vice-presidente do PSD, considerando tratar-se de uma situação “incompreensível”. Para a social-democrata, “é grave” e “não se consegue compreender” como é que ainda “não foi apresentado um pedido formal para acionar esse fundo”, “num país que não pode dispensar essa ajuda”.
“De que é que o Governo está à espera para formalizar um pedido de ajuda?”, pergunta Teresa Morais. “Está à espera que seja a própria Comissão Europeia a lembrar-lhe que o tem de fazer?”. Segundo alertou, “está-se a desperdiçar tempo quer no que diz respeito aos fundos comunitários, quer à resolução de um conjunto de problemas que toda a gente sabe que existem no território e que estão por resolver”.