Incêndios: comissão técnica formalizada “no decurso da semana”

28 de junho de 2017

Haverá um “amplo” consenso quanto à constituição da comissão técnica e independente proposta pelo PSD, cujo objetivo é avaliar tudo o que aconteceu nos incêndios que afetaram, na semana passada, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Góis, declarou Luís Montenegro, presidente do grupo parlamentar do PSD.

Segundo informou o líder parlamentar, o PCP excluiu-se do consenso entre partidos, assumindo uma “discordância frontal” e que “não subscreverá, nem apoiará” a proposta dos social-democratas. O PEV também se opôs.

Pretende-se que a proposta seja formalizada “no decurso da semana”, integrando “várias sugestões deixadas pelos grupos parlamentares”, informou, para que seja submetida a votação final global na sexta-feira.

Foi no dia 20 de junho que o PSD lançou aos restantes partidos políticos o desafio de se proceder à criação de uma comissão independente de “qualquer instância de poder político” e constituída por técnicos especializados, com o objetivo de apurar, “com detalhe”, respostas para a situação “trágica”de Pedrógão Grande.