Gaspar Gonçalves (PSD-CDS/PP) vence eleições intercalares em Penude, concelho de Lamego

4 de abril de 2016

O cabeça de lista da coligação PSD-CDS/PP, Gaspar Gonçalves, venceu ontem as eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Penude, no concelho de Lamego, à qual concorreram quatro listas, revelou fonte da autarquia.

De acordo com a mesma fonte, numa freguesia com 1.551 eleitores, a coligação do PSD-CDS/PP arrecadou 404 votos (quatro mandados), seguindo-se o PS com 293 (dois mandados), uma lista independente encabeçada pelo último presidente de junta com 197 (dois mandados) e a CDU com seis votos.

As eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Penude, que decorreram entre as 08:00 e as 19:00 de hoje, tiveram lugar depois de se terem registado, em dezembro do ano passado, renúncias aos respetivos mandatos dos vários membros efetivos e suplentes dos órgãos de freguesia, designadamente da assembleia, ficando esgotada a possibilidade de substituições.

O ato eleitoral chegou a estar marcado por duas outras ocasiões, 28 de fevereiro e 27 de março, no entanto, foi sucessivamente adiado.

De acordo com fonte da autarquia de Lamego, "da primeira vez teve de ser adiado devido a um erro da Secretaria de Estado, que não cumpria o período regulamentar previsto na lei para a formação de coligações".

O segundo adiamento "teve lugar porque na data escolhida se assinalava o dia de Páscoa", esclareceu ainda.