Eutanásia: “PSD dará completa liberdade de voto aos seus deputados”

27 de abril de 2018

Em visita à Feira de Mobiliário e Decoração, o líder do PSD pronunciou-se sobre a liberdade de voto na Eutanásia, assim como sobre a importância de defender as crianças no que toca à lei de procriação medicamente assistida. Abordou, ainda, a importância de se encontrar um “equilíbrio” na lei do arrendamento

O PSD dará completa liberdade de voto aos seus deputados”, disse esta sexta-feira o Presidente do PSD, a propósito da eutanásia. Salientando que a sua posição “é conhecida”, reiterou que é “favorável, desde que a lei seja benfeita e muito rigorosa”. E acrescentou: “respeito plenamente aqueles que pensam de outra forma, nomeadamente no meu partido”.

Em visita à 50.ª Capital do Móvel – Feira de Mobiliário e Decoração, em Paços de Ferreira, Rui Rio afirmou que o chumbo do Tribunal Constitucional (TC), no que respeita à lei de procriação medicamente assistida, “está de acordo com aquilo que era a posição do PSD”. Reforçou ainda que o Partido “está disponível para olhar a lei e procurar acomodá-la no sentido de eliminar as inconstitucionalidades”. Defendeu, assim, que deve surgir uma nova lei que “respeite as indicações do TC”. Referindo reconhecer “o problema do anonimato dos dois lados” (pais e criança), é da opinião de que se deve “reforçar um pouco mais os direitos e defesa da criança”.

Questionado sobre as novas leis do arrendamento, o Presidente do PSD disse ser necessário estabilizar “a vida dos inquilinos”, assim como “defender um pouco mais as pessoas com mais idade”. Destacou, contudo, que “é preciso equilibrar os direitos dos senhorios”. “A busca desse equilíbrio é um fator importante”, insistiu.