Coragem política do anterior governo viabilizou os Estaleiros de Viana do Castelo

4 de maio de 2017
PSD

Os deputados do PSD eleitos pelo Alto Minho manifestaram, em comunicado, a satisfação pela atividade dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, lembrando que os projetos em curso só são possíveis porque o anterior Governo, liderado pelo PSD, teve “a coragem política de dar um rumo viável e permanente à construção e reparação naval em Viana do Castelo”.

Referindo-se à decisão de subconcessão dos Estaleiros de Viana do Castelo à “West Sea”, em 2014, o PSD reafirma que “a razão e a boa defesa do interesse público estavam do lado daqueles que se bateram por uma solução financeiramente competente e que fosse capaz de manter a construção e reparação naval em Viana do Castelo”.

Na origem da posição do PSD esteve a visita do ministro da Defesa aos Estaleiros Navais “West Sea”, deslocação essa, sublinham os deputados do PSD, que só aconteceu após um ano e meio de permanência no cargo. O governante assistiu à cerimónia de flutuação do terceiro Navio Patrulha Oceânico (NPO) em construção, para a Marinha, o “NRP Sines”, tal como dois outros NPO – todos projetos decididos pelo Governo PSD/CDS.

Os deputados do Alto Minho mostram ainda a sua satisfação por “a decisão de subconcessão dos Estaleiros de Viana do Castelo à “West Sea”, bem como as várias adjudicações à Marinha portuguesa, não terem sido revertidas pelo atual Governo como aconteceu em tantas outras áreas com efeitos tão nefastos para Portugal e para os portugueses”. E congratulam-se que os partidos da maioria de esquerda comecem agora a reconhecer, “aos poucos e a custo”, que estavam “completamente errados” quando tudo fizeram para impedir esta subconcessão.