Contagem do tempo de serviço é possível numa legislatura mas nunca tudo em dinheiro

10 de maio de 2019

O Presidente do PSD considera que é possível incluir a contagem integral do tempo de serviço dos professores no espaço de uma legislatura, desde que a economia registe um crescimento do PIB real de 2% e a devolução não se faça apenas pela componente salarial. “Com essa taxa de crescimento [2% do PIB]”, aclarou Rui Rio, “é possível no quadro de uma legislatura” assegurar essa medida. Por outro lado, concretiza o Presidente do PSD, “o tempo não tem que ser reconhecido todo em dinheiro e em salário, pode ser em redução do horário de trabalho, em aposentação mais cedo para os professores que têm esse tempo acumulado”, acrescentando que essa lógica poderia ser estendida a todas as carreiras especiais da função pública.

Em entrevista à “Rádio Renascença”, esta sexta-feira, Rui Rio sublinha que na questão do tempo de serviço dos docentes “a posição do PSD está clara desde a primeira hora”. “O PSD votou a favor do reconhecimento dos 9 anos e a seguir votou a favor do travão financeiro, ou seja, reconhece os nove anos, mas com este travão financeiro”, disse.

Para o Presidente do PSD, a ameaça de demissão do Primeiro-Ministro é “inadmissível do ponto de vista político” e desencadeou “uma histeria coletiva, uma selva completa, com as pessoas completamente enganadas por comentadores, por partidos, por tudo e mais alguma coisa”.

No entender de Rui Rio, o Governo mostrou falta de sentido de Estado e orquestrou “um número de circo”, criando “instabilidade tremenda a propósito de nada, por objetivos meramente partidários”.