CGD: PSD quer conhecer caderno de encargos de auditoria

10 de maio de 2017
PSD

O PSD solicitou ao Governo, com caráter de urgência, o envio do caderno de encargos da auditoria à Caixa Geral de Depósitos referida pelo ministro das Finanças na reunião da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA).

No decurso da audição ocorrida na COFMA, o ministro das Finanças informou que havia sido, finalmente, adjudicada a realização de uma auditoria a atos de gestão da Caixa praticados entre 2000 e 2015.

O PSD recorda que, no verão de 2016, o Parlamento aprovou uma resolução recomendando a realização de uma auditoria à CGD e o próprio Conselho de Ministros comprometeu-se a incumbir “a nova administração da CGD de proceder à abertura de uma auditoria independente a atos de gestão da CGD praticados a partir de 2000”.

Assim, e tendo decorrido todos estes meses, os deputados continuam a desconhecer “os termos da adjudicação desta auditoria, do seu âmbito, limites e eventuais exclusões ou restrições”.

O PSD pretende perceber em que medida a adjudicação assegura as condições definidas pelo Parlamento e, até, pelo próprio Governo, em particular quanto ao âmbito e à independência da auditoria.