"Somos orgulhosamente reconhecedores deste rating porque trabalhámos muito para que tivesse acontecido, sem tirar mérito ao Governo”

15 de setembro de 2017

Saída de Portugal do "lixo" é uma excelente notícia e o reconhecimento do caminho que o País vem fazendo pelo menos desde 2014

Pedro Passos Coelho considerou hoje que a decisão da agência de rating Standard & Poor’s a mudar a sua perspetiva para a dívida portuguesa para fora do o nível “lixo” é uma “excelente notícia, e era o que faltava para que Portugal pudesse plenamente receber o investimento graduado tido como o que não é lixo e que inspira confiança para que possam investir mais confortavelmente no País”.

Tal como o líder do PSD afirmou “é uma notícia muito importante, há muito que estávamos à espera de poder ver reconhecido pela agências de rating o caminho que o País vem fazendo pelo menos desde 2014, que foi quando fechámos o programa de assistência e com sucesso e quando a economia começou a recuperar de forma mais vigorosa, quer em 2014 quer em 2015. Provavelmente se não tivéssemos tido uma alteração de Governo a melhoria teria ocorrido mais rapidamente, se se tivesse mantido a consistência na recuperação. Vem mais tarde do que devia ter acontecido mas é indiscutivelmente uma excelente notícia”.

O Governo quererá apresentar este resultado como uma derrota do PSD, como se tivéssemos ficado contrariados ou como se a nossa política nos tivesse posto no lixo. Já estamos habituados a esta retórica que não é seria. O País podia ter crescido mais e o que se diz hoje sobre o nosso crescimento só e possível porque fizemos a nossa parte que foi concluir resgate financeiro na altura certa e não ficamos a perder tempo como alguns partidos da geringonça gostariam. Se lhes tivéssemos feito a vontade, estávamos como na Grécia”, disse.

Pedro Passos Coelho concluiu dizendo que “somos orgulhosamente reconhecedores deste rating porque trabalhámos muito para que tivesse acontecido, sem tirar mérito ao Governo”.