Rui Rio: “falta coragem política” para atrair investimento privado para o interior

20 de julho de 2020

Perante uma plateia constituída por jovens, numa conferência promovida pela associação Youth Academy, esta sexta-feira, em Vila Real, Rui Rio defendeu a realização de políticas estruturais, insistiu no papel da “coragem política” e de “alguma teimosia” para “correr riscos e investir onde há menos votos” e apelou à concretização de um processo de “descentralização equilibrado”.

“O que é absolutamente vital é conseguir o investimento, trazer investimento privado e se o fizermos, traremos emprego e se o fizermos de qualidade dará os empregos que precisam e ficará melhor toda a gente”, afirmou.

Rui Rio sublinha que “aquilo que vai resolver o futuro são as políticas estruturais que levam ao desenvolvimento do interior” e lamenta a excessiva centralização e concentração”.  “A descentralização é a capacidade de darmos a outros organismos o poder de decidir”, disse.

O líder do PSD comentou o processo de eleição para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRN), cujos presidentes devem ser eleitos até ao final do ano e por um colégio eleitoral alargado, ou seja, por todos os autarcas de câmara e de assembleia municipal das regiões. “É um primeiro passo que pode levar depois mais à frente a um processo mais desenvolvido ou, se não correr bem, exatamente ao contrário a um retrocesso e volta tudo ao princípio e voltam a ser os governos a nomear”, apontou.

Rui Rio considera que às regiões do interior deve ser dada a “possibilidade de terem muitos outros serviços públicos que, por sua vez, arrastam também a iniciativa privada e, portanto, este é que é o elemento absolutamente fundamental”.

Rui Rio reafirma que há dois vetores essenciais para o futuro dos jovens: “a educação e o emprego”. “Ter educação. (…) Mas depois ter emprego. (…) Têm de ter saídas profissionais condignas relativamente às capacidades e ao esforço que fizeram para se formarem”, destacou.

O Presidente do PSD participou, em Vila Real, na conferência “Descentralização”, uma iniciativa da Youth Academy, no âmbito do ciclo de conferências da juventude que aquela associação está a realizar, promovendo debates com os decisores políticos com o objetivo de dar voz aos anseios e propostas dos jovens para o interior.