Rui Rio considera “censurável” que o Novo Banco conheça a auditoria antes dos deputados

2 de setembro de 2020

O Presidente do PSD considera que é “censurável” que o Novo Banco já conheça a auditoria, enquanto que os deputados, “legítimos representantes dos que estão a pagar esta fatura indecente”, ainda não acederam ao documento.

Numa publicação através da sua conta oficial no Twitter, Rui Rio afirma que “se a auditoria ainda não é do conhecimento de ninguém - nem sequer dos próprios deputados, legítimos representantes dos que estão a pagar esta fatura indecente - é censurável que o Novo Banco já a conheça e estranho que, de imediato, consiga enaltecer que ela vem em seu socorro.”

Já ontem, em reação às notícias que revelam que a auditoria apurou perdas de quatro mil milhões de euros na instituição bancária, o líder do PSD garantiu que ainda não conhecia a auditoria em questão, mas manifestou preocupação por ver que as primeiras notícias falam mais do BES do que do Novo Banco. “O BES já todos sabemos a desgraça que foi, há já uma acusação feita pelo ministério público e vai para julgamento. Mais informação sobre o BES não é mau, mas o que é premente é nós percebermos o que aconteceu com o Novo Banco”, frisou Rui Rio.

O Presidente do PSD sublinhou ainda que “as auditorias são um bocado como as sondagens, valem o que valem” e o fundamental “é que possa haver uma investigação para determinar em que condições é que essas perdas aconteceram e se os contribuintes pagaram de forma justa ou injusta”.