Rui Rio: “António Costa sabe que está a mentir. Não há nenhum acordo nacional” com qualquer partido

9 de novembro de 2020

Rui Rio acusou, esta segunda-feira, o secretário-geral do PS de mentir quando este diz que existe um acordo nacional entre o PSD e o Chega. O Presidente do PSD reitera que não foi celebrado qualquer acordo de índole nacional com nenhuma força partidária, “nem com o Chega, nem com o IL, nem com o PPM, nem sequer com o CDS”.
O Presidente do PSD salienta aquilo que foi “decidido nos Açores, para que o Chega vote favoravelmente o governo denominada nova Aliança Democrática foram quatro compromissos”: fazer uma proposta de redução dos deputados regionais, reduzir a subsidiodependência nos Açores, criar um gabinete de luta contra a corrupção e reforçar a autonomia regional.
Rui Rio lembra que estes foram os “pontos decididos regionalmente” e concorda com a diminuição do número dos deputados regionais, o aumento do emprego, a redução do RSI e o combate contra a corrupção.
Sobre a possibilidade de PSD e o Chega procurarem um entendimento no continente, Rui Rio reafirma a posição que já tinha demonstrado quando foi questionado sobre este tema: “No futuro, no continente, se o Chega se moderar, pode haver hipóteses de diálogo. Se não se moderar, não há hipótese de diálogo. Nos Açores, o Chega moderou-se”.
O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, foi sábado indigitado presidente do Governo Regional pelo representante da República, Pedro Catarino, na sequência dos resultados eleitorais de 25 de outubro.