Últimas notícias
O PSD vai retomar, nas jornadas parlamentares que hoje arrancam, as suas propostas para a reforma do sistema político, que passam pela redução de deputados, consagração do voto preferencial e facilitação do voto em mobilidade.
Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas, explicou que o partido retomará a discussão das propostas de redução do número de deputados e da possibilidade de os eleitores poderem escolher, em cada círculo, o deputado que preferem, mas também uma nova área de trabalho.
"Hoje não faz sentido, sobretudo em eleições de círculo único, que uma pessoa não possa votar num sítio independentemente de estar recenseado noutro", afirmou o líder do Grupo Parlamentar do PSD.
"Eu sei que o primeiro-ministro e secretário-geral do PS foge como o diabo da cruz hoje da reforma do sistema eleitoral, ele que tantas vezes enfatizou como uma prioridade. Geringonça assim obriga?", lamentou, contrapondo que o PSD continuará a insistir nesta matéria.
A reforma do sistema político será tema na quarta-feira de um dos painéis das jornadas, que hoje arrancam de manhã com 15 visitas dos 89 deputados sociais-democratas repartidos por vários concelhos algarvios.
"Temos muita matéria para discutir. Esta região merece mais do que as apreciações jocosas que foram feitas nos últimos dias", afirmou, numa referência às críticas do socialista Carlos César sobre a realização de jornadas em destinos turísticos.