PSD pede audição potestativa do ministro da Educação

20 de abril de 2016
PSD

O PSD anunciou hoje vai solicitar o agendamento potestativo da audição parlamentar do ministro da Educação e do ex-secretário de Estado da Juventude e Desporto, depois da esquerda parlamentar ter chumbado um requerimento do CDS-PP nesse sentido.

"O grupo parlamentar do PSD entende que o tempo de falta de transparência democrática e de ocultação política nesta casa tem de terminar", afirmou o deputado social-democrata Cristovão Simão Ribeiro, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Recordando que na terça-feira o PS, o BE e o PCP chumbaram um requerimento apresentado pelo CDS-PP para a audição na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, do ministro da Educação e do ex-secretário de Estado da Juventude, o deputado do PSD adiantou que o seu partido irá "apresentar um requerimento para o agendamento potestativo" da audição de Tiago Brandão Rodrigues e João Wengorovius Meneses.

"No nosso entender é tempo de dizer basta a esta conduta por parte da esquerda que quer tornar o parlamento numa espécie de parlamento ‘offline'", sublinhou, considerando que é necessário "esclarecer de uma forma cabal" a demissão do ex-secretário de Estado da Juventude e Desporto e as declarações que proferiu quando disse que "não se revia na forma de estar no exercício de cargos público do senhor ministro da Educação".

Cristovão Simão Ribeiro lamentou ainda o facto de, nas últimas semanas, a esquerda parlamentar ter "consecutivamente" chumbado propostas do PSD para a audição de várias entidades, nomeadamente o ex-ministro da Cultura João Soares.

"Foi assim quando a esquerda chumbou uma auditoria externa independente ao Banif, foi assim e tem sido assim a prática do senhor primeiro-ministro ao não responder reiteradamente às perguntas que lhe são colocadas pelo grupo parlamentar do PSD", acrescentou.