PSD desafia ministro da Agricultura a ir além da rotulagem

7 de fevereiro de 2017

“O PSD tinha razão desde sempre no setor do leite”, defendeu hoje António Ventura, referindo-se à defesa do sistema de quotas leiteiras e quando, há um ano, o Partido Social Democrata defendeu a obrigatoriedade da rotulagem do leite, em Portugal.

O PSD foi pioneiro ao propor esta obrigatoriedade que o Governo vem, agora, reconhecer como positiva.

O social-democrata António Ventura confrontou o Executivo, durante a audição do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural na Comissão de Agricultura e do Mar, com a falta de estratégia no que diz respeito à ciência e inovação dedicada ao setor agrícola, em especial ao leite, como forma crucial de tornar o produto nacional diferenciador no mercado.

O deputado desafiou Capoulas Santos a apoiar a recente iniciativa do PSD que recomenda, precisamente, a adoção de uma Estratégia para a Investigação e Inovação para o setor agro-alimentar: “agora é preciso ir mais longe, não é só ter rotulagem”.

A falta de investimento no setor agrícola foi, ainda, denunciada pelo deputado Nuno Serra. Perante os dados da execução do PDR 2020, o deputado social-democrata lamentou a falta de execução deste programa nas principais medidas de apoio ao investimento, entre as quais o apoio aos jovens agricultores.

O PSD acusa o Governo de não ter continuado a política do anterior executivo de criar condições ao investimento e ao crescimento do setor agroalimentar.