PSD acusa ministro de “incendiar a floresta em pleno inverno”

7 de fevereiro de 2017
PSD

O PSD acusou, hoje durante a audição de Capoulas Santos na Comissão de Agricultura e do Mar, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, de estar a “incendiar a floresta em pleno inverno” com a proposta da Reforma da Floresta apresentada pelo executivo socialista e cujo prazo para a consulta pública terminou agora.

Trata-se de um conjunto desconexo de alterações a diplomas, que tornam os instrumentos legais da floresta mais confusos e complexos, assim a considera o deputado social-democrata Maurício Marques. Segundo afirma, não se pode falar de uma verdadeira reforma, mas apenas de uma operação de propaganda presa ao acordo político com a geringonça. Maurício Marques confrontou o ministro Capoulas dos Santos com a falta de consenso que as alterações estão a provocar entre os seus parceiros políticos e entre as diferentes fileiras de produção florestal.

O deputado eleito por Coimbra registou “com agrado” o apoio concedido à produção por parte do Ministério da Economia. “Tenho pena é que não seja tão acarinhada pelo seu ministério”, destacou o social-democrata que comentou, ainda, o facto de os baldios não estarem a ser “devidamente tratados na Reforma Florestal”.