PSD acusa Governo de condicionamento da liberdade de expressão

8 de abril de 2016

O PSD defendeu hoje que o caso que levou à demissão de João Soares se enquadra numa "escola" do Governo de lidar mal com a crítica e implicou o primeiro-ministro em tentativas de condicionamento da liberdade de expressão.

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo Líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, que anunciou que o Partido Social Democrata mantém, por isso, os pedidos de audição do ex-ministro da Cultura, do conselho regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e da diretora do Público.

"A questão política relevante mantém-se, e essa tem que ver com a forma como o Governo, a começar pelo primeiro-ministro, se relaciona com a crítica que vem do exercício da liberdade de expressão, seja de alguns cidadãos, seja de profissionais da comunicação social", afirmou Luís Montenegro, nos Passos Perdidos da Assembleia da República.

O social-democrata implicou António Costa em dois episódios: "Esta postura do Governo, infelizmente, tem feito escola porque ela vem também muito do primeiro-ministro, alguém que ainda recentemente também tentou condicionar a opinião de um jornalista através de um SMS e alguém que esteve aqui neste lugar, exatamente onde eu me encontro agora, a instar os senhores jornalistas a não fazerem perguntas ao maior partido da oposição por causa daquela que era a nossa posição sobre o Orçamento do Estado".