Novo Banco: PSD exige esclarecimentos “cabais” sobre encargos para os contribuintes

30 de março de 2017

Em relação à venda do Novo Banco, o PSD exige esclarecimentos, por parte do Governo, sobre eventuais encargos para os contribuintes em relação à transacção.

"Que se possa saber com clareza, objetividade e transparência se os contribuintes vão ser chamados, direta ou indiretamente, a poder suportar algum custo associado a esta operação", afirmou Luís Montenegro considerando que tal "é relevante para a análise política" que os partidos farão da solução apresentada.

Para o líder parlamentar do PSD, "é importante que esse esclarecimento seja cabal" e que se possa perceber, "quer no parlamento quer no país, todas as consequências para os contribuintes, para os encargos do Estado".

De destacar que, ao longo de todo o processo, "o Governo foi dizendo que não haveria responsabilidades da área pública". Agora o PSD espera que  "não haja qualquer habilidade, subterfúgio ou erro de perceção" nas explicações de Mário Centeno.

Sobre a posição do PSD, o líder parlamentar social-democrata recordou que o partido sempre foi favorável a uma venda do Novo Banco e reiterou:

"Do ponto de vista político, o apoio às decisões do Governo deve em primeira mão ser assacado a quem suporta o Governo no parlamento: PS, PCP e BE", defendeu.