Novo Banco: maioria de esquerda beneficia bancos em detrimento dos contribuintes

4 de abril de 2017
PSD

"A entrevista do senhor primeiro-ministro agravou as dúvidas se não mesmo as suspeitas sobre a venda do Novo Banco", afirmou hoje António Leitão Amaro, deputado do PSD.

Referindo-se à entrevista que o primeiro-ministro deu hoje à Renascença, o social-democrata insistiu que o Governo tem que dar mais explicações sobre a venda parcial do NB.

O PSD quer ainda saber os custos da revisão das condições do empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução, dez dias antes da venda do banco. “É um sacrifício enorme imposto aos contribuintes por decisão do Governo, a benefício dos bancos”.

António Leitão Amaro reafirmou que existe “uma falta grave de esclarecimento sobre os termos e os custos para os contribuintes quer da garantia de 3.900 milhões à Lone Star quer sobre o perdão parcial de várias centenas de milhões de euros que o governo deu dias antes aos bancos”.

O deputado social-democrata sublinhou ainda que "ficou uma dúvida séria e grave" por que motivo a Lone Star pediu e o Governo aceitou que o Estado tivesse ficado com 25% do capital, e questionou se essa "presença credibilizadora implica mais apoios e mais custos".