Mensagem de condolências - Simone Veil

30 de junho de 2017
PSD

O PSD lamenta profundamente a morte hoje anunciada de Simone Veil.

 

Figura política de incontornável importância destacou-se como deportada em vários campos de concentração nazis, Ministra da Saúde de França e Presidente do primeiro Parlamento Europeu eleito por sufrágio universal.

 

Simone Veil foi também Presidente do Grupo Liberal, Democrata e Reformista no Parlamento Europeu, quando o PSD integrava este grupo parlamentar, tendo tido uma grande influência no apoio a Portugal nos primeiros anos de integração europeia do nosso país, que visitou em diversas ocasiões.

 

Antiga deportada, foi durante toda a sua vida uma lutadora pela memória do genocídio, sendo presidente honorária da Fundação pela Memória da Shoah.

 

Enquanto Ministra da Saúde destacou-se por, em 1974, num governo em que o Primeiro Ministro era Jacques Chirac, ter feito aprovar uma lei a autorizar a interrupção voluntária da gravidez, tendo ficado célebre o discurso que então proferiu na Assembleia Nacional.

 

Na qualidade de Presidente do primeiro Parlamento Europeu eleito por sufrágio universal, destacou-se na afirmação do papel do Parlamento no equilíbrio institucional europeu, enquanto órgão representante directo dos povos europeus.

 

À família enlutada e às autoridades francesas, o Partido Social Democrata apresenta as mais sentidas condolências.

 

Lisboa, 30 de junho de 2017