"Eu espero que o PS saiba que a aliança que criou não está a criar danos só ao PS"

29 de agosto de 2016

A 14ª Edição da Universidade de Verão do PSD começou esta segunda-feira, 29 de agosto, com um tema a pensar no futuro:”O Futuro das Cidades”. O 1º vice-presidente do PSD, Jorge Moreira da Silva, afirmou que espera que o PS “acorde” para as políticas de cidades, energia e do ambiente, lamentando que o país seja observado na Europa como “um deserto” nestas áreas.

“Eu espero que o actual governo acorde, eu espero que o PS perceba que este condicionamento a que está sujeito pela aliança que criou está na prática a criar um dano não só ao PS, mas um dano a Portugal”, afirmou Jorge Moreira da Silva.

“Hoje, as instituições europeias, os outros governos, aqueles que nos observam de fora, dizem que na área do ambiente e na área energia somos um deserto. Quer isso dizer que as reformas estruturais que fizemos e que deram resultado, em apenas um ano, não foram quatro anos, conseguiram criar um dano reputacional que urge reparar”, acrescentou o 1º vice-presidente do PSD.

Jorge Moreira da Silva acrescentou ainda que Portugal foi um exemplo em diversas áreas e que, nesta altura encontra-se numa posição “problemática”.

“É inaceitável que tendo Portugal conseguido cortar quatro mil milhões de euros nas rendas excessivas, conseguindo passar de 45% para 62% de eletricidade renovável em quatro anos, tendo conseguido multiplicar por cinquenta o número de veículos elétricos nas cidades, de repente, com reversões, hesitações e recuos, apenas por revanchismo, tenha-se passado de uma posição de liderança para uma posição problemática”, disse Jorge Moreira da Silva.

“O governo das esquerdas tem como único objetivo resgatar o passado, tem medo do futuro e quer basicamente resgatar o passado. Resgatar o passado na Europa, resgatar o passado no Estado, resgatar o passado em Portugal e, por isso, os verbos que conjuga são os verbos recuar, reverter, revogar”, criticou Jorge Moreira da Silva, durante a sua intervação, na 14ª Edição da Universidade de Verão do PSD.

Jorge Moreira da Silva assegurou que PSD quer “reabilitar” e “construir” o direito ao futuro assim que chegue ao Governo, com “reformismo” na sua ação.

“Temos uma ambição clara, queremos colocar Portugal como uma das principais referências mundiais do desenvolvimento económico, social e ambiental. E acreditamos que é possível”, acrescentou.

“Se há fator que distingue o PSD dos outros partidos, em especial dos partidos que hoje governam, é precisamente a circunstância de assumirmos o reformismo como principal método de intervenção política”, salientou o 1º vice-presidente do PSD.

Na sessão de abertura da 14ª Edição da Universidade de Verão estiveram também presentes Carlos Coelho, Director da Universidade de Verão, Pedro Reis, Presidente do Instituto Sá Carneiro, Simão Ribeiro, Presidente da JSD, António Nobre Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide e Duarte Freitas, Presidente do PSD Açores.