“Cultura e Património”: Debate sobre necessidade de intervenção do Estado

22 de março de 2017

O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (GPPSD) realiza, amanhã a partir das 10h00, a conferência “Cultura e Património, na Sala do Senado da Assembleia da República. Pedro Passos Coelho, presidente do PSD, fará o encerramento da conferência, pelas 12h30.

A iniciativa resulta de visitas efetuadas pelos deputados por todo o País, a fim de identificar “valores do património histórico e cultural a necessitar de reabilitação e intervenção por parte do Estado”, explica Sérgio Azevedo, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD.

É “crucial uma permanente atuação no domínio patrimonial e museológico enquanto elemento para a defesa e afirmação da identidade nacional, mas também o seu potencial para o desenvolvimento económico e social e para a nossa projecção no mundo”. Foi neste sentido que, em outubro, o GPPSD organizou, segundo Sérgio Azevedo, “jornadas que levaram os deputados social-democratas a todos os distritos do país” e realiza, agora, a conferência.

Luís Montenegro, líder do GPPSD, fará a abertura da sessão, seguindo-se debate sobre “O Património português em Portugal e no mundo e a sua importância para a nossa identidade e projeção”, com intervenção de Nuno Vassalo e Silva (Fundação Gulbenkian), Maria Calado (presidente do Centro Nacional de Cultura) e moderação do deputado Pedro Pimpão. “Património, Turismo e Território – uma trilogia de sucesso” contará com a intervenção de Clara Almeida Santos (vice-reitora da Universidade de Coimbra), Jorge Barreto Xavier (ex-secretário de Estado e Diretor do Programa Cultura Desenvolvimento e Sociedade, ISCTE-IUL) e moderação a cargo de Sérgio Azevedo.