Crescimento: Governo deve acelerar ritmo

31 de maio de 2017

O PSD considera uma notícia positiva a confirmação de que o crescimento da economia portuguesa, durante o primeiro trimestre, se deve, em mais de 80%, às exportações. No entanto, os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que é necessário mais ambição, ou seja, que o Governo acelere o ritmo de crescimento para valores sólidos, já que o investimento, em cadeia trimestral, registou uma desaceleração significativa. É que as compras de máquinas desaceleraram com intensidade e o investimento em material de transporte registou mesmo uma queda nos primeiros três meses do ano, face ao último trimestre de 2016.

Duarte Pacheco, deputado do PSD, sublinha que os dados do INE indiciam duas coisas: “que a retoma iniciada em 2014 se confirma e a bom ritmo; e que isso acontece com base no investimento e nas exportações, que são as verdadeiras molas do desenvolvimento económico, aquilo que nós sempre defendemos”, referiu, quando a aposta do PS se centrava no crescimento do consumo.

À margem do segundo dia das Jornadas Parlamentares do PSD, Duarte Pacheco referiu que o PSD exige agora que os resultados sejam consolidados e melhorados. "Chegados aqui só podemos exigir que este ritmo de crescimento se mantenha e possa ainda melhorar para que o País recupere e para que o desemprego possa cair de forma consistente", disse, acrescentando que “Portugal não pode recuar”.

Duarte Pacheco ressalva que seria desejável que o País crescesse a um ritmo de 3%, pelo que "qualquer inversão" significaria que estava a andar para trás.