Crescimento da Economia: “Governo não pode embandeirar em arco”

15 de novembro de 2016

O PSD referiu esta terça-feira, 15 de novembro, que os dados do Instituto Nacional de Estatística divulgados sobre o crescimento da economia portuguesa no terceiro trimestre do ano são uma “boa notícia” mas, por sua vez, o atual Executivo “não pode embandeirar em arco” com os dados:

"É necessário analisar os dados desagregados e perceber se há aqui uma base que possa sustentar um caminho duradouro de crescimento económico superior à previsão do próprio governo em sede de Orçamento do Estado, quer para 2016 quer para 2017", referiu Luís Montenegro, Presidente do Grupo Parlamentar Social-democrata, prosseguindo que “é melhor termos uma boa notícia que uma má notícia, e isso gostaríamos de assinalar. Em todo o caso, não é razão para embandeirar em arco e pensar que a nossa economia está a dar uma resposta que nos possa colocar acima da margem que pode sustentar no futuro mais crescimento".

Luís Montenegro frisa que Portugal vai chegar "ao final do ano de 2016 com um pior desempenho" do que em 2015, "e isso é indiscutível, independentemente do resultado deste trimestre", e portanto "esta boa notícia não é suficiente, e terá de ser complementada com uma trajetória que possa vislumbrar uma taxa de crescimento superior à que o governo estima para este ano e o próximo ano".